As flores roxas que vão muito além do aroma agradável.
O uso da lavanda é antigo e vai muito além do seu perfume envolvente. “Civilizações antigas já exploravam seus benefícios há milhares de anos,” conta Kavita Sahai, aromaterapeuta certificada. “Os gregos a utilizavam para tratar desde dores até insônia; os romanos colocavam lavanda na água do banho — daí veio o nome, derivado do latim lavare, que significa ‘lavar’.
Mas o verdadeiro marco moderno no uso terapêutico do óleo de lavanda aconteceu em 1910, quando o químico francês René-Maurice Gattefossé tratou uma queimadura com o óleo de lavanda e notou uma recuperação rápida. A partir daí, ele criou o termo ‘aromaterapia’ e deu início a esse campo que conhecemos hoje.”
Atualmente, o óleo essencial de lavanda é amplamente usado para induzir o sono graças ao seu efeito calmante. No entanto, os benefícios vão muito além. Estudos mostram que ele pode contribuir para a melhora das funções cognitivas, ajudar a reduzir dores crônicas e combater inflamações. A seguir, apresentamos 5 benefícios do óleo de lavanda, apoiados por pesquisas, que vão além de uma boa noite de sono.
5 Benefícios do Óleo de Lavanda
1. Acalma o sistema nervoso
Entre os muitos métodos naturais para reduzir a sobrecarga do sistema nervoso, o óleo de lavanda se destaca. “Ele não apenas relaxa, como também influencia o sistema nervoso central de forma mensurável,” explica Sahai. “É muito eficaz no tratamento de doenças relacionadas ao estresse, pois favorece o equilíbrio do sistema parassimpático e fortalece a resiliência emocional, promovendo clareza mental e serenidade.” Quando estiver ansioso ou sobrecarregado, experimente aplicar um pouco do óleo nas têmporas ou nos pulsos.
2. Alivia dores e desconfortos
Condições inflamatórias, sejam crônicas como doenças autoimunes ou ocasionais como gripes, causam desconforto físico. O óleo essencial de lavanda é um aliado natural para ajudar nesses casos. “Pesquisas demonstram seus efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, sendo ótimo para quem sofre com tensão muscular ou cólicas menstruais,” afirma Sahai. Além de aliviar a dor, ele também contribui para uma melhor tolerância emocional frente a problemas crônicos.
- Assunto Relacionado: 6 óleos essenciais para dores musculares que você precisa conhecer.
3. Melhora crises de enxaqueca
Se você lida com dores de cabeça frequentes ou enxaquecas, o óleo de lavanda pode ser uma solução prática e eficaz. “Um estudo com controle por placebo mostrou que inalar o óleo reduziu a frequência e intensidade das crises em apenas 15 minutos,” diz Sahai. E o melhor: sem os efeitos colaterais comuns de alguns medicamentos. Uma pequena quantidade em um difusor portátil pode fazer toda a diferença.
4. Estimula a memória
Um estudo realizado em 2021 revelou que a inalação do óleo de lavanda pode melhorar o desempenho da memória e até mesmo algumas funções neurológicas. Vale a pena usar durante os estudos ou quando você precisar lembrar de algo importante.
5. Combate bactérias resistentes a medicamentos
A lavanda também possui propriedades antibacterianas. “Espécies como a Lavandula coronopifolia demonstraram ação contra bactérias resistentes a antibióticos,” explica Sahai. Isso faz do óleo de lavanda um ótimo aliado na desinfecção e no cuidado com feridas.
Dicas para usar o óleo de Lavanda no dia a dia
Redefina seu humor ao longo do dia
Quando bater o cansaço ou a ansiedade no meio do dia, aplique um pouco de óleo de lavanda nos pulsos ou atrás das orelhas. O efeito calmante é leve, mas constante.
Acelere a recuperação pós-treino
Depois de uma sessão intensa de exercícios, misture óleo de lavanda com óleo de hortelã-pimenta e um óleo carreador (como óleo de coco ou amêndoas). Aplique na musculatura dolorida para ajudar na redução da inflamação e na fadiga muscular.
Controle o nervosismo antes de falar em público
Para quem lida com ansiedade antes de apresentações ou reuniões, o óleo pode ser um ótimo aliado. Inspire profundamente com o óleo nas mãos em concha — isso ajuda a reduzir os níveis de cortisol e pode melhorar a clareza mental.
Texto adaptado de Real Simple