Todo mundo tem um objetivo de beleza. Talvez você procure manter sua pele macia e hidratada, reduzir a aparência de linhas finas ou dar um brilho extra ao seu cabelo. Talvez você apenas queira cinco minutos de autocuidado todos os dias. Talvez você esteja se sentindo muito bem e queira manter o status quo.
Onde quer que você se encontre, provavelmente notou que existem cerca de um milhão de produtos que afirmam ser a solução – o que facilita acabar com um armário transbordando e uma rotina que parece mais opressora do que eficaz.
Em vez de aplicar cada vez mais camadas, o segredo para alcançar seus objetivos de beleza pode realmente estar em simplificar. Apresentamos: óleos vegetais carreadores. Essas maravilhas multifuncionais podem hidratar, nutrir e proteger sua pele e cabelo – tudo sem um regime complicado de 14 passos. De acordo com o dermatologista certificado Adarsh Vijay Mudgil, MD, os óleos vegetais certos podem ser adições poderosas a qualquer rotina de beleza, ajudando a manter a pele e o cabelo com aparência saudável, mantendo as coisas revigorantemente simples.
“Os óleos vegetais têm muitos benefícios potenciais para a pele”, diz o Dr. Mudgil. “Primeiro, eles são geralmente sustentáveis e biodegradáveis, o que é uma vantagem sobre muitas alternativas sintéticas. Para o cuidado da pele, muitos óleos vegetais são hidratantes e rejuvenescedores.”
E embora os óleos às vezes tenham má reputação por serem oleosos ou obstruírem os poros, o Dr. Mudgil explica que isso é em grande parte um equívoco. Muitos óleos vegetais não são comedogênicos e são ricos em antioxidantes e ácidos graxos que ajudam a nutrir tanto a pele quanto o cabelo.
Para impulsionar a saúde do couro cabeludo: Óleo de rícino
Pense no óleo de rícino como a versão para o seu couro cabeludo de uma massagem profunda nos tecidos: rico, nutritivo e exatamente o que ele precisa para se sentir rejuvenescido.
Embora há muito tempo seja divulgado como um milagre para o crescimento capilar, o Dr. Mudgil diz que a verdadeira mágica reside em sua capacidade de ajudar a hidratar o couro cabeludo e reduzir o ressecamento, criando o ambiente ideal para que cabelos saudáveis prosperem. Um pouco já faz muita diferença; massageie algumas gotas nas raízes para aquela dose extra de autocuidado.
Para ajudar a reduzir a aparência de linhas finas: Óleo de caroço de damasco
Procurando aquele brilho de quem acabou de sair de um tratamento facial – diariamente? “O óleo de caroço de damasco é um emoliente excelente, que pode reduzir a aparência de linhas finas”, diz o Dr. Mudgil. Ele também é rico em antioxidantes, ajudando a proteger a pele de poluentes ambientais que podem envelhecê-la prematuramente.
Além disso, é leve e de rápida absorção, o que significa que você não precisa se preocupar em esperar o óleo penetrar (quem tem tempo para isso?). Aplique um pouco na pele limpa antes de hidratar e deixe essa pequena gota dourada fazer o seu trabalho.
Para hidratação da pele: Óleo de amêndoa doce
Se sua pele pudesse te mandar uma mensagem, provavelmente seria um “MUITO OBRIGADO” depois de uma aplicação de óleo de amêndoa doce. Cheio de vitaminas e ácidos graxos amigos da pele, o Dr. Mudgil recomenda este óleo ultranutritivo para ajudar a reter a umidade e deixar a pele macia e flexível. Quer você tenha acabado de sair do banho ou esteja procurando hidratação no meio do dia, considere esta a dose diária de carinho para sua pele.
Para cabelos nutridos: Óleo de coco
Sol, sal, modelagem – seu cabelo passa por muita coisa. Pense no óleo de coco como um escape para relaxar e desconectar em um frasco, proporcionando hidratação profunda aos seus fios sedentos. Rico em ácidos graxos naturais, ajuda o cabelo a ficar macio e suave (é por isso que você frequentemente o encontra em condicionadores leave-in e máscaras noturnas).
A dica profissional do Dr. Mudgil é: ”Certifique-se de mantê-lo no comprimento médio e nas pontas, pois pode obstruir seus poros quando aplicado diretamente no couro cabeludo. Aplique um pouco nas pontas antes de dormir e acorde com um cabelo que parece ter realmente bebido seus oito copos de água.”
Para proteger contra o clima adverso: Óleo de manteiga de karité
Ar frio e seco? Vento que parece pessoalmente ofensivo? O óleo de manteiga de karité está aqui para envolver sua pele em uma barreira aconchegante de hidratação. “O óleo de manteiga de karité é muito hidratante e, portanto, pode proteger nossa pele contra frio extremo, vento e ressecamento excessivo”, diz o Dr. Mudgil. Se você está enfrentando previsões desagradáveis nestes dias, mantenha um frasco em seu kit de sobrevivência de inverno para uma camada extra de conforto que ama a pele.
Para limpeza dupla: Glicerina vegetal
Se você adora um bom limpador à base de óleo, mas odeia o resíduo pós-lavagem, a glicerina vegetal é a nova melhor amiga da sua pele. Feita para ser a segunda etapa em uma rotina de limpeza dupla, ela ajuda a remover as impurezas persistentes, deixando a pele hidratada, diz o Dr. Mudgil. Pense nela como o ciclo de enxágue final para o seu rosto, preparando você para o resto de sua rotina de beleza simplificada e à base de óleos vegetais carreadores.
Adaptado de Well+Good